Para entender o que é a estratégia 360 e como ela se relaciona com seu negócio, é essencial que você pare para refletir sobre o seu público, os clientes da sua empresa.
Como você deve ter percebido no dia a dia, as pessoas mudaram seu comportamento em relação às empresas. Hoje elas não querem apenas ouvir e ver produtos, mas interagir com as marcas ao seu redor. Elas buscam identificação e compartilhamento de valores, além de apenas resolver os seus problemas.
É nesse contexto que surge a estratégia 360 como uma comunicação abrangente de marketing. Ela consiste em uma forma de realizar a gestão da marca e da comunicação da empresa com o público considerando todas essas variáveis, como o perfil dos clientes, canais de comunicação utilizados e as melhores formas de estabelecer uma relação de confiança com o público.
Para isso, a estratégia 360 pode envolver diversos setores da empresa: marketing, comunicação interna, RH, atendimento ao cliente, vendas, TI… Ou seja, todos os setores relacionados com a comunicação corporativa e o relacionamento com os públicos. Estes setores precisam estar alinhados para que o público receba a mesma mensagem e tenha uma experiência uniforme em todos os seus pontos de contato com a empresa.